ESTRÉIA HOJE
Galinha 'gótica' rara tem penas, carne, órgãos e até põe ovos pretos
09/03/2020 12:16 em CURIOSIDADES

A Ayam Cemani é classificada como "criatura mais pigmentada do mundo", é típica da Indonésia e tem origem desconhecida até hoje

Essa é a Ayam Cemani, uma raça de galinhas pretas da Indonésia. TUDO nela é preta: as penas, cabeça, os ovos e até os órgãos internos. Ayam significa "galinha" em indonésio e Cemani significa... adivinha... "toda preta"

Parece montagem mas não é. Esse animal realmente existe. Essa galinha gótica e meio assustadora se chama "Ayam Cemani". Ela é de uma raça rara e relativamente moderna de frangos. Ela tem origem na Indonésia.

Sua cor se deve a um gene dominante que faz com que haja hiperpigmentação em sua pele, penas e até mesmo nos órgãos internos. O nome Ayam significa "galinha" em indonésio e Cemani significa "completamente preto" em javanês. Um nome literal para uma criatura tão exótica.

A raça surgiu na ilha de Java, Indonésia e foi usada durante muitos séculos para rituais religiosos e místicos. Quem identificou essa espécie pela primeira vez foram os colonos holandeses. Sua comercialização começou na Europa em 1998 pelo criador holandês Jan Steverink.

Atualmente, só existem estoques dessa galinha gótica e sobrenatural na Holanda, Alemanha, Eslováquia e República Checa. Existem algumas variedades da Ayam Cemani. Uma das mais conhecidas é a galinha preta sueca. Acredita-se que a Ayam Cemani pode ter sido introduzida na Europa há séculos atrás durante a era das grandes navegações.

As aves são completamente negras: sua plumagem preta tem um brilho esverdeado, seus pés e unhas dos pés são pretos, bico preto e língua, crista preto e acácias; até mesmo sua carne, ossos e órgãos são completamente pretos. A exceção fica na cor do sangue: o sangue da Ayam Cemani é normal (embora seja mais escuro).

A cor preta do pássaro ocorre como resultado do excesso de pigmentação dos tecidos, causada por uma condição genética conhecida oficialmente como fibromelanose. Este gene também é encontrado em algumas outras raças galinha preta. Sim, existem outras galinhas similares! Os galos dessa espécie pesam entre 2 e 2,5 kg e as galinhas de 1,5 a 2 kg. As galinhas põem ovos de cor creme com uma leve tonalidade rosa, apesar de raramente chocarem seus ovos. Cada ovo pesa em média 45 g.

Essas galinhas são extremamente caras. Cada ave custa aproximadamente US$ 2.500. No exterior ela é conhecida como "Lamborghini das galinhas caipiras". Devido a preocupações com a gripe aviária, essas aves são uma raridade em muitos países fora da Indonésia.

Avicultores asiáticos dizem que as galinhas são amigáveis e famosas pelos seus poderes místicos de sua carne preta. Na região, acredita-se que a escuridão da galinha a torna uma ponte ideal entre o mundo sobrenatural e humano.

A melanina é produzida por melanócitos na camada inferior da epiderme. A melanina é uma classe de pigmento responsável pela produção de cor no corpo em locais tais como o os olhos, pele e pelos. Como o corpo dos humanos e animais envelhece, a distribuição de melanócitos torna-se menos difusa e sua regulação menos controlada pelo corpo.

FONTE : FATOS DESCONHECIDOS

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE