Exame de mormo e anemia infecciosa equina será gratuito em estado brasileiro
16/12/2019 08:51 em RODEIOS

O plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, projeto de lei, de autoria do deputado Dudu Hollanda (PSD), que torna gratuito o exame de mormo e anemia infecciosa equina, no Estado. De acordo com o deputado, as enfermidades trazem grandes prejuízos aos proprietários, tendo em vista que levam ao sacrifício dos animais, bem como o embargo das propriedades.

Segundo a proposta, os exames laboratoriais para diagnóstico do mormo e anemia infecciosa equina deverão ser realizados em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao justificar a iniciativa, o deputado Dudu Hollanda informa que a anemia infecciosa é causada por um vírus do gênero Lentivirus, da família do Retrovirus, e que uma vez instalado no animal permanece por toda vida.

Já o mormo é uma zoonose infectocontagiosa que afeta inclusive o homem, sem lhes causar maiores problemas na saúde, porém é letal nos equinos. “Ambas as enfermidades causam prejuízos incalculáveis aos criadores de equídeos, pois não tem tratamento, sendo necessário o sacrifício do animal, além de colocar a propriedade em embargo”, justifica Hollanda.

O projeto foi enviado ao governador do Estado que poderá vetar ou sancionar. Em caso de veto, a Assembleia Legislativa poderá derrubar o veto e promulgar a lei.

Fonte: Aqui acontece

MEIO RURAL

COMENTÁRIOS