Inicia o 68º Congresso Tradicionalista Gaucho em Lajeado.
10/01/2020 21:59 em RODEIOS

 

68º Congresso Tradicionalista Gaúcho elegerá primeira mulher presidente do MTG

 

Começa nesta sexta-feira (10) e termina no domingo (12) o 68º Congresso Tradicionalista Gaúcho, que neste ano ocorre no Parque do Imigrante em Lajeado. Milhares de pessoas de todo o estado participarão do evento, que é realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela 24ª Região Tradicionalista, com o apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

A abertura oficial será às 20h da sexta-feira (10). Pela primeira vez, uma mulher deverá presidir o MTG, já que duas concorrem à eleição da gestão 2020/2021: Elenir Winck, da chapa “De Coração pela Tradição”, e Gilda Galeazzi, da chapa “Fazer agora”.

“É um orgulho para o movimento ter duas mulheres na disputa. A mulher tem um valor especial no MTG. Um exemplo é a comparação entre a Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões. A Ciranda é muito mais importante e badalada. Neste ano, temos duas candidatas são competentíssimas”, resume o conselheiro do MTG para a 24ª Região Tradicionalista, Flávio Rodrigues.

O pleito começa na tarde de sábado (11). O resultado será divulgado pela parte da noite. Somente poderão votar as entidades tradicionalistas filiadas ao MTG, como os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Departamentos de Tradições Gaúchas ( DTG) e os Piquetes de Tradições Gaúchas (PQT).

Programação

Sexta-feira (10)

14h – Início do credenciamento
16h – Sessão preparatória do 68º Congresso Tradicionalista – 1ª Sessão Plenária
17h – Chegada da Chama Crioula da 3ª RT
20h – Sessão solene da Abertura
21h30 – Jantar

Sábado (11)

7h – Credenciamento
9h – 2ª Sessão Plenária
11h – 3ª Sessão Plenária
12h – Almoço
14h – 4ª Sessão Plenária
14h – Instalação da Sessão Eletiva
17h – Encerramento da votação
19h – Sessão Especial do Conselho Diretor para eleição do Presidente e Vice-presidentes
21h – Jantar

Domingo (12)

 

9h – 1ª Reunião do Conselho Diretor e 1ª Reunião dos Coordenadores Regionais
10h30 – Sessão Solene de Encerramento e Posse do novo Conselho Diretor, Junta Fiscal, Departamento Jovem e Coordenadores Regionais
12h – Almoço de encerramento

COMENTÁRIOS