Camada de espuma branca atinge 80 km do Rio Taquari
20/01/2020 19:15 em RODEIOS

Promotoria de Justiça de Estrela acionou Fepam e Defesa Civil do Estado para averiguarem a situação

Técnicos da Divisão de Emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2), liderada pela Defesa Civil do Estado, percorreram por terra e ar o trecho do Rio Taquari até o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves, na Serra, e Estrela, no Vale do Taquari, na tarde desta sexta-feira (17), para averiguarem a presença de uma espuma branca e de aspecto oleoso no curso da água.

A movimentação ocorreu a partir de uma solicitação do promotor de Justiça de Estrela, Daniel Cozza Bruno. No início desta semana, ele recebeu uma denúncia de possível dano ambiental no rio. Uma equipe da Promotoria de Justiça de Estrela vistoriou pontos do Taquari nas cidades de Lajeado, Estrela, Muçum e Roca Sales e confirmou a coloração diferente na água nos quatro trechos.

Amostras de água foram recolhidas para serem analisadas na próxima semana. Durante um sobrevoo, foi possível constatar que a espuma começa na região na Serra e percorre mais de 80 quilômetros.

A denúncia partiu da Defesa Civil de Estrela e da prefeitura de Roca Sales, que perceberam alterações significativas na água ao longo do Taquari - até agora, sem constatação de morte de peixes ou outros animais.

 

COMENTÁRIOS