Crioulistas se despedem de Gilberto Loureiro de Souza
24/01/2020 15:13 em RODEIOS

Com atuação marcante na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o médico-veterinário Gilberto Loureira de Souza morreu, ontem, aos 67 anos, em Porto Alegre. Natural de Lavras do Sul, mas com grandes ligações pessoais e profissionais com Bagé, ele era conhecido, popularmente, como Alemão Gilberto ou Mestre. Durante 18 anos, atuou como superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC. Ele também presidiu a Comissão de Provas Funcionais e esteve à frente, por duas vezes, do Conselho Técnico da ABCCC.
Gilberto Loureira de Souza foi jurado, por diversos anos, da Morfologia e do Freio de Ouro, realizando o seu trabalho em exposições e provas em Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Desde 1990, foi responsável pela administração da Viragro Agropecuária, onde produziu grandes cavalos, como Viragro Rio Tinto, Viragro Hijo Guapo e Viragro Rio Bravo. O velório ocorreu ontem à tarde, em Porto Alegre.
Em nota oficial, a ABCCC destacou toda a relevância de Gilberto para a entidade. “Dono de um vasto conhecimento sobre o cavalo Crioulo e tudo o que o envolve, Alemão Gilberto foi além: distribuiu essa sabedoria como um verdadeiro professor, transformando-se em uma referência para os apreciadores da raça. Com essa bagagem, transitou por outros países sul-americanos - como Argentina, Chile e Uruguai - e contribuiu para o intercâmbio de informação e cultura, promovendo, dessa forma, a evolução internacional do cavalo Crioulo”, destaca o texto.

COMENTÁRIOS